Hoje vamos falar de um assunto nada agradável, mas acredito que vai ser muito útil para muitas de vocês, o chulé. Com o inverno aí, para aquecer nosso pés usamos sapatos fechados, que cumprem muito bem a função de aquecer os pézinhos, mas em contrapartida nos dão de presente um cheirinho nada agradável. As famosas sapatilhas, as melissas (por conta do plástico) e até mesmo os tênis... Nada de constrangimento, esse problema tem solução.
Pra começar, vamos entender: O que é o chulé? Chulé é o nome popular dado à bromidrose. O mau cheiro decorre da ação de bactérias que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele. As bactérias estão presentes na epiderme a camada superficial da pele.A umidade faz com que elas se proliferem mais rapidamente. Os microrganismos decompõem o suor excessivo (a decomposição é um processo de fermentação e libera gases de odor ruim). Sapatos fechados, de borracha ou de plástico e meias sintéticas facilitam a produção de suor e impedem a ventilação dos pés.
Tratamentos: Pós anti-sépticos (Evitam a proliferação de bactérias, além de funcionar como compressores dos poros e inibidores da secreção de suor.) Iontoforese (Trata-se de placas que, colocadas na região plantar, promovem uma troca de íons que diminui a transpiração.) Medicamentos, o uso de medicamentos só é indicado em casos extremos e deve ser prescrito por um médico.
Como evitar?
- Procurar usar meias de algodão.
- Evitar o uso de tênis sem meias.
- Expôr os sapatos ao sol e usá-los em dias alternados.
- Trocar de sapatos e meias uma ou duas vezes por dia.
- Retirar, sempre que possível, os sapatos para que os pés sejam arejados.
- Tentar secar o suor dos pés durante o dia.
- Lavar os pés pela manhã e à noite, especificamente entre os dedos.
- Usar cremes esfoliantes pelo menos 1 vez por semana e lavar os pés sempre utilizando uma bucha vegetal, esfregando-a especialmente na sola dos pés, eliminando assim as células mortas.
- Há ainda a opção dos talcos e desodorantes que combatem as bactérias e controlam o suor como o Polvilho Anti-séptico Granado e o Tenys Pé Baruel. Você deve aplicá-los sempre com os pés limpos.
1 comentários:
Boas dicas
yogaguia
Postar um comentário