A noite é uma criança...

sexta-feira, março 16, 2012


 Passo o dia pensando qual será o próximo assunto que vou falar no blog, e foi justamente na noite passada que decidi que falaria sobre: insônia. Tenho certeza que a maioria de vocês se identificaram, nem que seja na parte em que disse que pensei durante a noite sobre o que escreveria. Quem de vocês nunca passou horas pensando antes de dormir? Seja por preocupação, por alegria - daquelas que tira o sono da gente de tanta felicidade - ou simplesmente por falta de sono mesmo. Não que seja preocupante você dormir durante a tarde e não sentir sono a noite, mas você ter um dia cheio e depois demorar horrores pra fechar os olhinhos é. O que nós morceguinhos - lê-se adolescentes - de hábitos noturnos não sabemos, é que este probleminha que já virou rotina e até considerado normal, pode nos prejudicar, e muito por sinal. Veja alguns trechos de uma matéria super interessante:

"Os grandes ladrões do sono juvenil são os hábitos da vida moderna e a correria do dia-a-dia. Além da escola, há uma extensa lista de atividades extracurriculares a ser cumprida. Deve-se levar em conta ainda a agitada vida social (geralmente noturna) a que muitos desses jovens se submetem. O sono de má qualidade deixa as funções cerebrais mais lentas, o que, no caso de um adolescente, pode afetar o aprendizado e comprometer o desenvolvimento físico. Uma boa noite de repouso é importante, por exemplo, para síntese de GH, o hormônio do crescimento. Nos meninos, 80% de todo o GH é secretado nas fases mais profundas do sono, quando o descanso se torna de fato reparador. Entre as meninas, 60% do hormônio é liberado nesses estágios. A falta de GH não só atrapalha o processo natural de crescimento como acaba por prejudicar a qualidade do sono. Inicia-se, assim, um círculo vicioso extremamente arriscado. As alterações no padrão do sono típicas dos jovens, somadas ao estilo de vida atual, transformam a adolescência numa das fases da vida mais propensas aos distúrbios do sono. A maioria desses transtornos pode ser tratada com um simples ajuste de horários.Os remédios para dormir são uma exceção e só valem para os casos mais sérios."  


Assustador não é? Vamos ficar de olho e tentar mudar nossos hábitos, não só pela saúde mas também para recarregar as baterias. Ninguém aguenta uma vida agitada sem um bom descanso. 

Fonte: Arquivo etc 




1 comentários:

Alexandra Yogaguia disse...

O sono é muito importante, pra mim, se eu não dormir, muda todo meu ritmo. Fico de mau humor e tenho problemas no estômago.







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!