Pra saúde: Magnésio

sexta-feira, outubro 19, 2012


Faz tempo que eu não falo sobre saúde e alimentação aqui no blog, sei que este assunto não agrada a todos mas é bom estarmos informadas e absorvermos todas as dicas que nos trazem benefícios. Eu adoro um google, e pesquiso de tudo. E em uma dessas jornadas de pesquisa encontrei um assunto bem bacana e interessante: o magnésio.

O magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas, no transporte de energia e em mais de 300 reações químicas que ocorrem diariamente no organismo.

A seguir veja alguns benefícios do consumo do mineral:

  • Contribuição para a produção e transporte de energia;
  •  Auxilio na Contração e relaxamento dos músculos;
  •  Auxilio na síntese de proteínas;
  •  Promoção de um bom funcionamento cerebral;
  •  Prevenção as diabetes;
  •  Tem capacidade de rejuvenescer e evitar o envelhecimento do corpo;
  •  Fortalecimento dos ossos e dentes.
  •  Prevenção de infecções; etc

 Já a falta de magnésio no organismo pode acarretar alguns sintomas que a gente detesta, como a TPM, insônia, sonolência e até falta de memória. Acreditam? Além de alterações do sistema nervoso como depressão, tremores e insônia; insuficiência cardíaca; osteoporose; pressão alta; diabetes mellitus; cãimbras;
e falta de apetite.

Mas apesar de tudo isso, não é preciso se desesperar, pois, o magnésio está presente em vários alimentos que consumimos no dia-a-dia, o que precisamos fazer é aumentar as porções e consumir pelo menos um tipo por dia. Pra facilitar aqui vai uma listinha:

  • Frutas e hortaliças: Abacate, banana, uva, grão de bico,ervilha, mandioca, lentilhas, quiabo, algas marinhas, uva passa, soja, espiafre, couve, beterraba, batata e quiabo.
  •  Grãos e derivados: Granola, aveia, farelo de milho, gérmen de trigo, cevada, arroz integral, farinha de centeio, cereais intantâneos,massas integrais.
  •  Nozes e Sementes: Girassol, gergelim, amendoim, castanha, amêndoas,pistache, soja e nozes.
  •  Outros alimentos: Leite, soja, peixes, pão, grão de bico.
Agora que já sabem, vamos fazer direitinho e ter uma vida e pele, dentes, ossos etc, mais saudaveis. Risos.

Fonte: tuasaude.com

3 comentários:

Bianca Fischer disse...

Ooi Maria, adorei o post! Uma vez ouvi que o magnésio é o responsável pela conservação do cálcio nos ossos, que nada adianta ingerir cálcio e não ter magnésio no organismo! Não sei se é verdade mas faz sentido e é bem curioso, acaba que se você tem uma alimentação saudável os alimentos acabam fornecendo a quantidade necessária do mineral... Por isso é tão importante ter uma dieta balanceada, né?

Beijinhos Bi

http://janeladela.blogspot.com.br/

Kadu disse...

Oiee Maria, excelente artigo, reforça a importância do magnésio para nossa saúde,bjpos e continue com os ótimos textos....

Índice de Saúde disse...

magnésio é fundamental para nossa saúde.







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!