Meu querido pé!

terça-feira, maio 29, 2012


Hoje vamos falar de um assunto nada agradável, mas acredito que vai ser muito útil para muitas de vocês, o chulé. Com o inverno aí, para aquecer nosso pés usamos sapatos fechados, que cumprem muito bem a função de aquecer os pézinhos, mas em contrapartida nos dão de presente um cheirinho nada agradável. As famosas sapatilhas, as melissas (por conta do plástico) e até mesmo os tênis... Nada de constrangimento, esse problema tem solução.

Pra começar, vamos entender: O que é o chulé? Chulé é o nome popular dado à bromidrose. O mau cheiro decorre da ação de bactérias que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele. As bactérias estão presentes na epiderme a camada superficial da pele.A umidade faz com que elas se proliferem mais rapidamente. Os microrganismos decompõem o suor excessivo (a decomposição é um processo de fermentação e libera gases de odor ruim). Sapatos fechados, de borracha ou de plástico e meias sintéticas facilitam a produção de suor e impedem a ventilação dos pés.

Tratamentos:  Pós anti-sépticos (Evitam a proliferação de bactérias, além de funcionar como compressores dos poros e inibidores da secreção de suor.) Iontoforese (Trata-se de placas que, colocadas na região plantar, promovem uma troca de íons que diminui a transpiração.) Medicamentos, o uso de medicamentos só é indicado em casos extremos e deve ser prescrito por um médico.


Como evitar? 
  • Procurar usar meias de algodão.
  • Evitar o uso de tênis sem meias.
  • Expôr os sapatos ao sol e usá-los em dias alternados.
  • Trocar de sapatos e meias uma ou duas vezes por dia.
  • Retirar, sempre que possível, os sapatos para que os pés sejam arejados.
  • Tentar secar o suor dos pés durante o dia.
  • Lavar os pés pela manhã e à noite, especificamente entre os dedos.
  • Usar cremes esfoliantes pelo menos 1 vez por semana e lavar os pés sempre utilizando uma bucha vegetal, esfregando-a especialmente na sola dos pés, eliminando assim as células mortas.
  • Há ainda a opção dos talcos e desodorantes que combatem as bactérias e controlam o suor como o Polvilho Anti-séptico Granado e o Tenys Pé Baruel. Você deve aplicá-los sempre com os pés limpos. 
Vamos seguir essas regrinhas, pra ninguém passar vergonha na hora de tirar os sapatos. Não existe nada mais desagradável do que pés fedidos não é!? risos.






Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!