07 de Abril: Dia do Jornalista.

sábado, abril 07, 2012


Hoje, dia do jornalista, vou inaugurar a tag 'pensando no futuro' e trazer um pouco sobre a profissão que tem sido minha primeira opção quando penso no futuro.

Jornalismo


Habilitação:
Jornalista

Duração do Curso:

4 anos

Área:

Humanas

Atributos do Profissional:

Observação e Interpretação

Salário Médio:

R$ 1933,00



A Carreira de Jornalista: Jornalista é o profissional responsável por buscar, investigar e redigir as noticias e transmiti-la, através dos meios de comunicação (jornais, revistas, internet, televisão) a população. O Jornalista trabalha em todo o processo de produção das noticias: investigação, apuração, organização, resumo e redação. Na carreira de Jornalismo dependendo do perfil do profissional, ele pode se especializar em diferentes áreas de atuação e atuar como: repórter, redator, assessor de imprensa, repórter investigativo, editor, pauteiro (pesquisa assunto para as reportagens), chefe de reportagem, redator chefe e âncora (apresentador de telejornal). 

Regulamentação da Carreira do Jornalista: Para pode exercer a profissão de jornalista o profissional tem que ter cursado algum curso de Jornalismo ou Comunicação Social com enfase em Jornalismo, o registro é feito no Ministério do Trabalho. Alguns profissionais no entanto, tais como cinegrafistas, diagramadores e operadores de audio que auxiliam na imprensa também podem tirar o registro de Jornalista.


Grade Básica do Curso de Jornalismo: 

  • Fotojornalismo
  • Teoria da Comunicação
  • História do Jornalismo
  • Informática Básica
  • Planejamento Gráfico
  • Economia Básica
  • Técnicas de Codificação
  • Língua Portuguesa
  • História Geral
  • Filosofia
Aspectos Favoráveis da Profissão: A área de atuação do jornalismo que mais cresce com certeza é a internet. Há boas oportunidades de trabalho nas versões virtuais dos grandes jornais impressos, em blogs que hoje se proliferam aos milhares e em sites de noticias independentes. Há uma grande procura também por bons reporteres e reporteres investigativos, principalmente nas pequenas e médias emissoras de TV regionais.

Aspectos Desfavoráveis: A competição por empregos de jornalistas nas áreas tradicionais ( telejornalismo e jornal impresso ) está muito grande, por isso a adaptação as novas mídias tais como a internet é imprecindível.

Faculdades de Jornalismo - Onde Encontrar: Segundo o Guia do Estudante as melhores faculdades de jornalismo são essas:  Universidade Federal da Bahia (UFBA),   Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) . Este site possuí uma lista imensa de faculdades de jornalismo, uma pra cada estado. Confiram.

Cursos Online: Para quem já cursa faculdade ou você que simplesmente quer conhecer melhor a área, vale a pena conferir estes dois cursos online: Buzzero e Cursos 24 horas 

Vale a Pena Ler: Quem já está estudando leia estes dois artigos: Folha Uol e Como fazer tudo. Para mais informações encontrei esse post, bem legal.

Famosos da Área: Realmente cursar jornalismo pode abrir muitas portas para outras profissões, confira a lista de artistas que fizeram faculdade e continuaram ou partiram para outro ramo. Veja:











0 comentários:







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!